sexta-feira, 1 de junho de 2012

Sentido para a vida


Você já se perguntou qual o sentido da vida? Qual a razão da existência humana? Ou então, eu lhe pergunto mais diretamente: qual o sentido da sua vida? Qual a razão da sua existência? 

Sentido para a vida é aquilo que faz com que alguém considere importante a sua existência. Durante toda a história da humanidade o ser humano sempre buscou um sentido para a sua existência, uma razão maior, mais nobre, pelo qual valesse a pena lutar e se sacrificar. Em várias ocasiões, a luta pela liberdade foi o grande sonho que motivou incontáveis indivíduos, povos e nações. Em outros momentos, a busca pela verdade foi o “motor de propulsão” na vida de muitas pessoas.

Quem descobre sentido para a sua vida encontra como conseqüência, ânimo, boa vontade, prazer e alegria naquilo para o qual se dedica. Desse modo, a pessoa inicia cada novo dia bem disposta para realizar as suas atividades. A falta de sentido para a vida, ao contrário, deixa a pessoa sem perspectiva nenhuma, sem vontade para nada, com uma tristeza e um desânimo profundo, desejando, inclusive, abreviar a própria existência, pois se pergunta: “viver, para quê?” Talvez tais pessoas até tenham o suficiente para viver, mas não têm nada pelo qual viver. Tudo é desprovido de sentido.

Com bastante freqüência as pessoas encontram sentido momentâneo para a vida. São razões para viver que duram um período da vida e que depois desaparecem. Muitos encontram no seu trabalho o sentido para a vida. Desempenham o seu ofício de maneira prazerosa e alegre, gostam do que fazem. No entanto, esse tipo de sentido para a vida é perigoso, pois quando chega o momento da aposentadoria a pessoa pode perder a alegria de viver e entrar num período difícil de depressão, pois não há mais trabalho, portanto, não há mais razão para viver. Outras pessoas encontram num grande amor ou na família o sentido para a vida. Todos nós sabemos da importância de amar e de viver em família e podemos afirmar que este é um belo sentido para a vida. No entanto, ocorrem situações em que o amor, por mais belo e intenso que seja, chegue a um fim. O mesmo pode ocorrer com a família. E agora, qual o sentido da vida de alguém que dedicou a razão da sua existência unicamente e exclusivamente a um grande amor ou a família e agora está só?

Trabalho, família, relacionamentos, são razões importantes em que se pode encontrar sentido para a vida, mas não podem ser os únicos sentidos para a vida, pois são momentâneos. O indivíduo precisa ter algo maior pelo qual sinta que vale a pena viver. O que é este “algo maior” e onde encontrar?

Na verdade a grande razão de nossa existência só pode ser encontrada em Deus. Saber-se amado por Deus ao ponto de ele enviar ao sacrifício da cruz o seu único Filho para nos salvar – eis aí o grande sentido da vida, a razão maior para viver. Quem encontra Deus, encontrou a razão da sua vida. Quem compreende e vive debaixo do amor de Deus encontra ânimo, boa vontade, prazer e alegria durante toda a sua vida e não somente em determinados momentos. Mesmo quando as coisas vão mal, quando as dificuldades surgem, há algo maior pelo qual vale a pena sorrir e viver: Jesus!

As pessoas podem buscar sentido para a vida em diversos objetivos. No entanto, sem Deus estes objetivos não darão verdadeiro e pleno sentido para a vida. A afirmação de Agostinho continua sendo verdadeira: Deus nos fez para ele, e o nosso coração não descansa até que descanse nele. 

Retorno com a pergunta do início: Qual o sentido da sua vida? Qual a razão da sua existência? Pense nisso.

Pastor Leandro

Um comentário:

  1. Muito lindo o seu relato sobre sentido da vida,acho que tenho que pensar muito nisso,as vzs fico pensando no sentido da minha vida,mas penso e penso que se eu não tivesse Deus eu não seria nada,eu não sei onde encontro tanta coragem pra viver o meu dia,o que eu já fiz e vivi e olho pra trás e vejo que zelei pelas pessoas que mais amava e elas não estão mais aqui e olho ao meu redor e eu não sei o que vaiser de mim daqui a pouco,é esquisito isso,mas depois eu me refasso e olho de novo ao meu redor e vejo que Deus tem algo novo pra mim,eu nunca sei o que é,mas confio Nele,é asim que eu vivo na providencia dinina. Um dia um padre contou a seguinte história real: Um casal tinha 4 filhos e um dia a mãe faleceu,então a filha mais velha ocupou o lugar mãe e se dedicou por inteiro,logo faleceu o pai,e ela continuou o seu trabalho,seus cresceram,estudaram,formaram suas famílias,e ela um dia ficou muito doente,no hospital uma freira perguntou a ela: Minha filha vc é batizada?o que vc vai apresentar pra Deus qdo chegar lá no céu? ela respondeu: Somente as minha mãos.
    Nossa só isso? respondeu a freira
    É só isso!! No dia que minha mãe morreu eu simplesmente me entreguei pra minha família,esqueci de mim,;mas eu vim pra esse mundo pra me doar pra alguém e esse alguém foi minha família. Achei muito bonito isso,é um sentido da vida.E muitas histórias por ai a fora,lindas,trágicas,etc.. Mas o único sentido pra viver é somente Deus,tem horas que não entendo nada,mas por outros entendo muito. Desculpe o coméntário,o seu texto é maravilhoso. Um grande abraço, Hilde

    ResponderExcluir