sexta-feira, 29 de junho de 2012

O mau hábito de adiar


“Brasileiro deixa tudo para a última hora”. Esta frase é incansavelmente repetida em nosso país sempre que o prazo dado para alguma atividade está chegando ao fim. De fato, deixar para depois, adiar, procrastinar, é uma prática quase que cultural do povo brasileiro. É verdade que nem todas as pessoas têm este triste hábito. Mas estas são as exceções. A maioria das pessoas se enquadra no seguinte jargão: “se algo pode ser deixado para amanhã, então para que fazer hoje?” Temos deixado o tempo passar, mesmo sabendo que ele nunca volta.

Mas, qual é o problema em adiar uma tarefa que precisa ser feita? Podemos dizer que há vários problemas nisso. Em primeiro lugar, o mau hábito de deixar para amanhã determinada tarefa e não realizá-la hoje, nos torna pessoas preguiçosas e acomodadas. O “amanhã” nos qual nos propomos a realizar a tarefa, demora a chegar. É como aquele cartaz que encontramos em vários estabelecimentos comerciais: “fiado só amanhã”. E o tal “amanhã” nunca chega. O telhado que precisa de conserto, o gramado que precisa ser aparado, o telefonema para o amigo distante, tudo fica para o amanhã.

Em segundo lugar, quando temos o hábito de adiar as coisas nunca fazemos nada, ou então, fazemos o mínimo possível. Os nossos desejos, planos, sonhos vão sendo adiados e, provavelmente, jamais se tornarão concretos. Alguém deseja, por exemplo, aprender uma nova língua, mas sempre adia a matrícula no curso. Outra pessoa tem o sonho de fazer um curso superior, mas também vai procrastinando o seu ingresso na universidade. Também tem aquele casal que decidiu adiar o casamento para um momento mais próspero da vida e, por enquanto, optaram em apenas morar juntos. Dessa forma passam-se vários anos e tudo fica como está. Pergunto: quando estes desejos, planos e sonhos se tornarão realidade se sempre são adiados? Veja que quando adiamos as coisas nunca fazemos nada, ou então, fazemos o mínimo possível.

Em terceiro lugar, há coisas que não podem ser transferidas para outro dia. Elas precisam ser feitas hoje. Mas, como sempre, há muitas pessoas que não observam esta regra com a devida importância. E, dessa forma, até mesmo coisas urgentes são deixadas para outro dia.

Veja como é terrível este mau hábito de procrastinar. Confesso que muitas vezes eu também tenho caído neste mau hábito. Mas, quem é que nunca adiou nada? Essa prática é resultado do pecado que atinge a raça humana. O pecado nos torna preguiçosos, desleixados, sem vontade para realizar tarefas, mesmo que elas sejam urgentes. Precisamos nos arrepender verdadeiramente também deste pecado, pedir perdão ao Senhor e desejar de todo o coração que a partir de hoje, e não de amanhã, teremos uma nova atitude: não vamos mais adiar nada!

Se em questões desta vida o hábito de procrastinar já é maléfico, então o que dizer das questões espirituais? Muitas pessoas têm adiado o seu encontro com Jesus. “Vamos ao culto? Hoje não, talvez outro dia.” O nosso relacionamento com Jesus não é algo que pode ser adiado. Esta é a questão mais urgente de nossa vida, porque está em jogo o nosso destino eterno. Se, durante a nossa vida aqui na terra, tivermos um relacionamento íntimo com Jesus, se crermos nele, se confiarmos nele, então estaremos eternamente em sua presença nos céus. Por outro lado, se Jesus for um estranho para nós, se nem sequer o conhecermos, se ficarmos postergando o dia em que seremos cristãos de fato, então seremos afastados eternamente dele e ele mesmo nos dirá: “nunca vos conheci” (Mateus 7.23).

Caro leitor, convido-o para, juntos, lançarmos fora o mau hábito de adiar. Convido-o, também, caso você tenha adiado o seu relacionamento com Jesus, a se entregar a ele hoje. Creia hoje! Não deixe para amanhã. Hoje é o dia da salvação, amanhã pode ser tarde demais. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário