quinta-feira, 21 de junho de 2012

IELB 108 anos


Para os luteranos, o próximo domingo, dia 24 de junho, é uma data muito especial. É a data de aniversário de fundação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Neste ano comemoramos 108 anos.

A história da Igreja Luterana no Brasil está ligada com a história da imigração alemã, a partir de 1824. A grande maioria dos alemães que vieram para o Brasil fixaram residência no Estado do Rio Grande do Sul. Só depois de 1860 começaram a chegar pastores luteranos para trabalhar, a princípio, com os imigrantes alemães. Um destes pastores que merece destaque é o Pastor Joahann Friedrich Brutschin.

Em 1900, o pastor Brutschin cuidava de uma congregação luterana na cidade de Novo Hamburgo, RS. Por motivos de saúde, resolveu deixar a congregação, para voltar à Alemanha. O pastor Brutschin sabia que nos Estados Unidos havia a Igreja Luterana - Sínodo de Missouri, fundada em 1847, que resultou da imigração alemã àquele país e que os pastores deste Sínodo luterano tinham uma excelente formação e eram muito fiéis ao ensino bíblico luterano. 

Então, o pastor Brutschin enviou um pedido à Igreja Luterana - Sínodo de Missouri para que enviassem um pastor para ser o seu substituto na congregação de Novo Hamburgo.

Diante deste pedido a Igreja Luterana - Sínodo de Missouri enviou o pastor Christian Broders para fazer um levantamento das oportunidades missionárias no sul do Brasil.

Após a sua primeira viagem missionária em solo brasileiro, o Pastor Broders afirmou: “eu via nas pessoas que não lhes importava ter uma Igreja. Mas uma coisa também nela vi: que aguardente de cana-de-açúcar, sensualidade e indiferença dominam as pessoas. Eu não posso recomendar o Estado do Rio Grande do Sul como campo missionário”.

No entanto, ele resolveu fazer mais uma viagem para região de Pelotas, RS. Lá ele foi informado que numa localidade chamada colônia São Pedro (hoje Morro Redondo), existia um grupo de alemães luteranos que não tinham pastor para lhes atender.

Na colônia São Pedro, o pastor Broders encontrou um homem chamado August Gowert, líder leigo, versado nas Escrituras e nas Confissões Luteranas. Este, com receio de que o pastor Broders fosse um falso pastor, que não ensinava o Evangelho de Cristo e que não era genuinamente luterano, avaliou o pastor Broders. 

Tendo passado no teste, o pastor Christian Broders recebeu a destra da comunhão do líder leigo, Sr. August Gowert.  Assim, em 1 de julho de 1900 foi fundada a 1° congregação luterana confessional, com 17 famílias, na colônia São Pedro, hoje município de Morro Redondo - RS.

Tendo dado certo a investida missionária por parte do pastor Christian Broders, de arrebanhar luteranos dispersos, o Sínodo de Missouri enviou mais pastores, para continuar esse trabalho de arrebanhar os luteranos dispersos e formar congregações.

Então, no dia 24 de junho de 1904, 4 anos após a vinda do pastor Broders, foi fundada a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, em São Pedro do Sul, perto de Santa Maria, RS. Na época de fundação, há 108 anos atrás, havia 1 seminário, 10 comunidades, 14 pastores e aproximadamente 3 mil membros.

Hoje, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, conta com 55 distritos, 519 paróquias, 1.470 congregações, 627 pontos de missão, 894 pastores e 238 mil membros espalhados por todo o Brasil.

Se você, estimado leitor, deseja conhecer melhor a igreja luterana, faça-nos uma visita, participe de um culto. Você será muito bem vindo entre nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário