sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Quaresma, tempo de encontro com Jesus!

Quaresma é uma palavra que vem do latim e significa quadragésimo dia. É um período de quarenta dias que se inicia na quarta-feira de cinzas e se estende até a semana da paixão. O número 40 está bem presente na história bíblica. Estes quarenta dias da quaresma podem simbolizar os quarenta dias da tentação que Jesus sofreu no deserto ou então, os quarenta anos de peregrinação do povo de Israel pelo deserto até a entrada na terra prometida. Originalmente, na igreja antiga, a quaresma era o período de preparação para o batismo, que era feito só na Páscoa.

Para nós, cristãos, esta época exige um profundo respeito e reverência. A quaresma é propícia para o recolhimento, a reflexão e o arrependimento. Alguns cristãos realizam até jejuns de determinados tipos de alimentos neste período.

Estimado leitor, eu quero lhe fazer uma pergunta: Diante desse quadro da quaresma, cheio de significados especiais, como você irá viver estes próximos 40 dias? Talvez muitas pessoas viverão este período com indiferença, mas um cristão verdadeiro jamais. Talvez outras pessoas se lembrarão de freqüentar alguma celebração cristã neste período do ano, mas para um cristão verdadeiro isso será pouco. Eu lhe pergunto, como serão os seus próximos 40 dias?

É verdade que qualquer período do ano é oportuno para nos aproximarmos do Senhor e o conhecermos melhor. No entanto, a quaresma é um período próprio para isso, pois refletimos com mais intensidade sobre o incomparável amor de Jesus por cada um de nós a ponto de morrer na cruz para que nós tivéssemos o perdão dos pecados e a vida eterna.

Os pesquisadores da história afirmam que a crucificação era uma das piores mortes que alguém poderia ter. As fortes dores físicas em virtude dos pregos, o sangue a se esvair quase que totalmente do corpo, e tantos outros sintomas horríveis, levava aquele que fora crucificado a uma morte lenta e agonizante. Na verdade, a crucificação era um castigo desumano. Jesus deixou-se crucificar por amor a mim e a você. Que amor imenso, não é mesmo? Isso é fantástico!

Volto a lhe perguntar, como serão os seus próximos 40 dias? Indiferentes, não podem ser! Reflita na paixão de Cristo! Aproxime-se de Jesus e torne-se mais intimo dele! Um missionário americano, do final do século XIX, chamado Dwight Moody, certa vez disse: “Orei pedindo fé, e pensei que algum dia ela cairia e me atingiria como um raio. Mas parecia que a fé não vinha. Um dia li no capítulo 10 de Romanos que ‘a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus’. Tinha fechado minha Bíblia e orara, pedindo fé. Mas então abri a Bíblia e comecei a estudá-la. Desde então a minha fé vem sempre aumentando.” Estimado leitor, que tal iniciar cada dia deste período da quaresma com uma leitura da Palavra do Senhor e uma oração. Eu sugiro os textos dos evangelhos que relatam a prisão, crucificação e morte de Jesus. Eu tenho certeza que se você se dedicar neste propósito Deus vai lhe abençoar muito. Eu não estou falando de prosperidade financeira ou qualquer outra coisa deste tipo. Deus vai lhe abençoar dando-lhe uma fé autêntica e fortalecida em Jesus. A fé verdadeira é tão valiosa que todo o dinheiro do mundo não a pode comprar. Dedique-se ao Senhor! Tenha este encontro diário com Jesus. Acredite, depois que a quaresma terminar você não irá querer parar de se encontrar com o Senhor. O seu coração desejará sempre este encontro.

Caro leitor, vamos ter mais intimidade com aquele que demonstrou o quanto nos ama na cruz do Calvário. Um abençoado tempo de quaresma para você e eu!

Pastor Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário