sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A origem da data do Natal

Hoje iremos refletir não tanto sobre a história do Natal em si, mas sobre a escolha da data de 25 de dezembro para festejarmos o nascimento do Salvador Jesus, uma vez que, ninguém sabe ao certo a verdadeira data do nascimento de Cristo. Muito provavelmente Jesus não nasceu no mês de dezembro. De acordo com o relato Bíblico, no dia do nascimento do menino Jesus havia pastores tomando conta das ovelhas nos campos de Belém. Nesta região, no mês de dezembro tem início o inverno que, por sinal, é bastante intenso, de modo que os pastores não ficariam com suas ovelhas nos campos neste período. Portanto, o nascimento de Jesus deve ter acontecido numa época mais quente. Muitos estudiosos concluem, com base em outros relatos bíblicos, que Jesus deve ter nascido entre o final de setembro e o início de outubro.

É interessante que os primeiros cristãos não comemoravam o nascimento de Jesus. Somente a partir do IV século, por volta do ano 350, começou a ser comemorado no Ocidente, no dia 25 de dezembro. Outro fato interessante é que a igreja do Oriente observa a festa do Natal no dia 6 de janeiro.

A pergunta que permanece é a seguinte: se Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, porque, então, celebramos o seu nascimento neste dia? Para chegarmos a uma compreensão satisfatória precisamos olhar para o passado e refletir alguns costumes de povos antigos. Os Celtas, por exemplo, observavam com grande importância o solstício de inverno, no dia 25 de dezembro. Este dia marcava o início do inverno no hemisfério norte e, portanto, o sol se encontrava mais distante da terra. O inverno era bastante rigoroso e eles não sabiam se ficariam vivos até a próxima estação. Faziam, então, um grande banquete de despedida no dia 25 de dezembro. Seguiam-se 12 dias de festas, terminando no dia 6 de Janeiro. Em Roma, o solstício de inverno também era celebrado muitos séculos antes do nascimento de Jesus. Os Romanos o chamavam de Saturnálias (Férias de Inverno), em homenagem a Saturno, o Deus da Agricultura, que permitia o descanso da terra durante o inverno.

No ano 274 o Imperador Romano Aureliano proclamou o dia 25 de dezembro, como o Dia do Nascimento do Sol Inconquistável. O Sol passou a ser venerado. O início do inverno passou a ser festejado como o dia do Deus Sol. Mais tarde, no ano 350, o Papa Júlio I decretou que o nascimento de Cristo deveria ser comemorado no dia 25 de Dezembro, substituindo a veneração ao Deus Sol pela adoração ao Salvador Jesus Cristo. O nascimento de Cristo passou a ser comemorado no solstício de inverno em substituição às festividades do Dia do Nascimento do Sol Inconquistável.

Caro leitor, chegamos à conclusão de que a data de 25 de dezembro para a comemoração do nascimento de Jesus foi adaptada pela igreja do IV século para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano. A data do natal, portanto, tem origem em uma festividade pagã. Naquela época a igreja cristã preferiu não proibir a festa pagã, mas dar a esta festa um novo significado. Ao invés de adorar um ídolo, um falso deus, o deus sol, as pessoas iriam adorar o verdadeiro Deus, aquele que é o sol da humanidade: Jesus!

Alguns cristãos preferem não comemorar o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro a partir do momento que passam a conhecer a história relacionada a esta data. Mas, será que precisamos deixar de comemorar o nascimento do Salvador Jesus neste dia? Observe o seguinte: uma festa é inútil quando não tem significado nenhum, não é mesmo? Quando não há razão para se festejar a festa é inútil. Da mesma forma uma festa é pagã quando se dá a ela um significado pagão. Por exemplo, se festejarmos o nascimento do deus sol no dia 25 de dezembro esta festividade será pagã. Seguindo este raciocínio, uma festa é cristã quando se dá a ela significados cristãos. O Natal, não importa em que dia do ano se comemore ele, precisa ter significados cristãos para ser uma festa cristã. Eu e você precisamos ter consciência do que estamos celebrando no dia 25 de dezembro. Qual é o sentido daquilo que fazemos neste dia. Se o natal tiver o significado de que o Salvador da humanidade veio ao mundo, podemos celebrar com toda a alegria e tranqüilidade no dia 25 de dezembro, mesmo que esta data tenha relação com festas pagãs da antiguidade. Caso contrário, se o natal não tiver significado algum para nós ou se tiver algum outro significado diferente do que o nascimento do Salvador Jesus, o natal será uma festa pagã e sem sentido.

Pense nisso!
Pastor Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário