sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Como foi o seu ano?

Mais um ano está chegando ao seu final e um novo ano se aproxima cheio de esperanças e promessas. A passagem de ano é um período especial para refletirmos sobre nossas ações, conquistas e aprendizados no ano que se finda. A propósito, como foi o seu ano? O que você fez e o que deixou de fazer nestes 365 dias? Quais foram as suas realizações? Quais foram as suas perdas?



Creio que alguns responderiam a estas perguntas com muita alegria e entusiasmo, afinal, para elas, 2011 foi um ano excelente, cheio de realizações e prosperidade – talvez um acontecimento grandioso e muito especial as tenha marcado positivamente. Creio também que, ao contrário, outras pessoas, não dariam a mesma resposta a estas perguntas. Para estas o ano não foi nada agradável, ocorreram perdas que deixaram marcas negativas muito profundas na vida destas pessoas.

Faça você também uma avaliação de 2011. Se você colocasse numa balança de um lado todas as coisas boas que lhe aconteceram durante o ano e de outro lado todas as coisas ruins. Qual seria o resultado? É interessante que geralmente as coisas ruins que nos atingem nos marcam mais profundamente do as coisas boas, não é mesmo? Podem acontecer, por exemplo, dez coisas boas em nossa vida, mas se acontecer uma coisa ruim, a tendência natural é nos lembrarmos mais do acontecimento ruim do que dos outros dez bons. Nos queixamos e reclamamos pelo evento ruim que nos atingiu e esquecemos de agradecer a Deus e a outras pessoas que nos proporcionaram eventos agradáveis.


Eu sei que muitas vezes não é nada fácil aceitar e suportar os fatos ruins que nos atingem. Mais difícil ainda é levantar a cabeça e seguir a vida após estes acontecimentos. Talvez você, caro leitor, passou por uma experiência destas em 2011. Você sabe como é difícil enfrentar tudo isso. Fazer de conta que nada aconteceu não irá reverter a situação. Se desesperar por causa de acontecimentos desagradáveis não irá trazer a solução para os mesmos. A Bíblia nos ensina um outro caminho.

Jó é um exemplo de alguém que passou por momentos terríveis em sua vida. Ele perdeu todos os seus bens materiais, os seus filhos e a sua saúde. Em uma situação desastrosa a sua mulher lhe aconselhou: “Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre.” A resposta de Jó foi fantástica: “Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?” (Jó 2.9-10). Quão sábias são estas palavras de Jó. Viver contente em qualquer situação é o que o Senhor quer nos ensinar e é o que precisamos aprender. O mesmo ensino encontramos no exemplo do apóstolo Paulo que nos diz em Filipenses 4.11-12: “aprendi a viver contende em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez.”



Juntamente com o contentamento o Senhor deseja que sempre demos graças a Ele. Assim lemos em 1 Tessalonicenses 5.18: “Em tudo, daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. Em tudo vamos dar graças ao Senhor porque estamos contentes com ele e porque ele é bondoso para conosco. O amor de Deus por cada um de nós é tão grande que ele enviou ao mundo o seu único Filho, Jesus, para ser o nosso Salvador. Este amor de Deus é tão grande e maravilhoso que torna todas as coisas ruins pequenas e insignificantes.


Estimado leitor, creio que após esta breve reflexão, quando lhe perguntarem como foi o ano de 2011, a sua resposta será positiva. Mesmo que algum acontecimento ruim tenha lhe marcado profundamente durante o ano, a sua resposta será: “o ano foi muito bom!” Esta resposta não ignora as coisas ruins e desagradáveis que ocorreram durante o ano, mas é uma resposta que exprime gratidão a Deus e esta baseada no próprio Deus, que é amor e trata a todos com amor.

O que você espera deste novo ano que se aproxima? Lembre-se do contentamento e da gratidão a Deus e 2012 será um ano maravilhoso.



Um abençoado ano novo!

Pastor Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário