terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Da morte para a vida



Nesta semana recebemos uma notícia dolorosa – o falecimento de um amigo colega Pastor Ronaldo Martinho Arndt Júnior. Ficamos sem palavras! Afinal, que palavras podemos dizer frente a morte? O normal é ficar sem palavras...é assim que ficamos muitas vezes quando vamos ao cemitério, por exemplo. Nos mantemos calados olhando uns para os outros, lembrando das pessoas queridas que já partiram e deixaram saudades. Ficamos mudos, sem saber o que dizer.

Hoje estamos vivos, mas e amanhã? A brevidade da vida pode até assustar. A Escritura Sagrada indica o quão passageira é a vida sobre a terra: Jó 14.1-2: “O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação. Nasce como a flor e murcha; foge como a sombra e não permanece”. Sim, a Bíblia está certa, a vida nesta terra passa rapidamente. Quando nos damos conta lá se foram 5, 10, 20, 50 anos.

O que podemos fazer diante deste cenário de vida finita? Desesperarmos ou vivermos numa tremenda angústia? Jamais! Nunca! Mesmo em face da realidade da morte podemos levantar nossas cabeças, pois a mesma Escritura Sagrada que aponta para a brevidade da vida neste mundo também apresenta que a morte não é o fim da existência. Assim lemos as palavras de Jesus em Marcos 12.26-27: “Quanto à ressurreição dos mortos, não tendes lido no Livro de Moisés, no trecho referente à sarça, como Deus lhe falou: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ora, ele não é Deus de mortos, e sim de vivos”. E também em João 11.25-26 Jesus nos diz “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente.”

Este é o maravilhoso consolo que somente a Palavra de Deus nos dá. A morte existe – mas ela não é definitiva! A vida continua! A vida é eterna para aqueles que crêem.

Eis ai a necessidade urgente de que todos, enquanto estão vivos, creiam em Jesus como seu salvador pessoal.

Esta certeza de vida eterna não nos deixa mudos diante da morte. A certeza de vida eterna nos dá forças para afirmarmos como o apóstolo Paulo afirmou em 1 Co 15.55,57 “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” Em Cristo a morte foi vencida.

O Pastor Ronaldo partiu para a eternidade na última segunda-feira. Eu fui colega dele durante o tempo de Seminário e também colega de Distrito em seu breve tempo de atuação em Capanema. Também auxiliamos no que foi possível para a sua recuperação após o acidente em 29/09, quando ele permaneceu hospitalizado em Francisco Beltrão. Oramos com ele e com sua mãe e irmão. Mas, a vontade de Deus sempre fala mais alto e aprouve ao Senhor levá-lo. Resta-nos pedir ao Senhor Deus para enxugar as lágrimas dos familiares do Ronaldo e de tantos outros enlutados que sofrem pela ausência dos seus entes queridos. Lembremos que pela fé em Cristo, o Pastor Ronaldo e todos nós, somos mais que vencedores.

Pastor Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário