sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Terrorismo

Já se passaram 10 anos desde os atentados terroristas às torres gêmeas do World Trade Center, símbolo da riqueza capitalista americana, localizadas na cidade de Nova Iorque, e ao Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, localizado na cidade de Washington. Quase três mil pessoas morreram.

Em resposta aos atentados de 11 de setembro, os EUA iniciaram a guerra contra o terrorismo no Afeganistão e no Iraque. É curioso ressaltar que nestas guerras morreram mais soldados americanos do que nos atentados de 2001. E quantos afegãos e iraquianos morreram?



Não quero, aqui, discutir sobre os fatos que desencadearam este atentado e tantos outros que se seguiram após este, mas a verdade é que a data de 11 de setembro de 2001 ficou marcada na história da humanidade pelo ato de covardia, barbárie e, principalmente, fanatismo. É a grande expressão da maldade que o ser humano pode chegar a cometer.

Estes acontecimentos de ódio e de vingança entre povos diferentes me trouxeram à mente as palavras de Jesus sobre o amor para com todas as pessoas, também para com os inimigos. Lemos em Mt 5.43-48: “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso pai celeste.”

Que desafio Jesus coloca diante de nós: Amar os inimigos e orar por eles. Já é difícil amar os amigos e orar por eles, quanto mais os inimigos. A dificuldade em cumprir a recomendação de Jesus se dá em virtude do pecado que habita no coração de todas as pessoas. Desde a infância as crianças expressam o desejo de vingança, de retribuir com maldade o mal que ela sofre. É a velha lei do olho por olho, dente por dente que está enraizada no coração da humanidade.

A possibilidade que Jesus apresenta de retribuir com bondade pelo mal sofrido, só pode ser concretizada se a lei da vingança for abandonada e substituída pela lei do amor. O coração precisa ser mudado para que as atitudes também mudem. Através da fé em Jesus o coração é restaurado, é mudado, é transformado, e a partir disso o desafio que Jesus coloca diante de nós pode se tornar realidade.

Quando retribuímos na mesma moeda o mal que nós sofremos, nos tornamos tão maus quanto aqueles que nos maltrataram primeiro. Quem venceu na guerra do terrorismo? Os EUA ou os extremistas radicais muçulmanos?

Quando refletimos sobre o potencial de maldade que o ser humano possui dentro de si ficamos assustados. Cada um de nós é um terrorista em potencial. Você já pensou nisso? Quais são os atentados que você provoca em sua vida e na vida de outros? Deixe Jesus e a sua mensagem transformarem o seu coração dia-a-dia. Abandone a maldade e a vingança de qualquer tipo. Adote o amor. Para concluir deixo as palavras do apóstolo Paulo que encontramos em Rm 12.21: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário