sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Somente a Fé

Já estamos bem próximos da data em que celebramos a Reforma Luterana. Nesta segunda-feira, dia 31 de Outubro, comemoramos 494 anos da Reforma que aconteceu em 1517, na Alemanha. Estamos refletindo sobre os três pilares da Reforma: sola Scriptura, sola Gratia e sola Fide. Já vimos os dois primeiros: somente a Escritura e somente a Graça. Hoje veremos o terceiro: somente a fé.

Como o pecador é aceito por Deus? Pelas obras ou pela fé? A igreja da época de Martinho Lutero, no século XVI, ensinava as pessoas que o caminho que as conduzia para a vida eterna era as suas obras. Quanto mais boas ações alguém realizava mais perto estaria do paraíso eterno.

Lutero observou que havia passagens da Escritura que afirmavam um caminho diferente do que a igreja da época ensinava. Por exemplo, em Romanos 1.17: “visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”. Ele compreendeu que “justiça de Deus” não é algo que Deus exige do ser humano, mas algo que Deus oferece em Cristo. Também em Romanos 3.28: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei”. E em Efésios 2.8: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé”.

O reformador também se perguntava: Como posso ser participante de Cristo e de seus benefícios? Resposta: a obra de Cristo e todos os seus benefícios são oferecidos pela graça de Deus a todas as pessoas. Se alguém o aceitar por fé está participando de tudo o que Cristo conquistou. Em outras palavras podemos afirmar que pela fé somos salvos pessoalmente em virtude da salvação que Cristo realizou.

Diante disso Lutero elaborou o princípio do sola fide. Sola fide é uma expressão latina que significa somente a fé. Isso significa que as pessoas são aceitas por Deus somente pela graça por intermédio da fé em Cristo.

Mas o que é a fé verdadeira? Em palavras em simples podemos responder que fé verdadeira não é somente um conhecimento ou certa noção pelo qual conhecemos ser verdade tudo o que Deus nos tem revelado por meio da sua Palavra. Além deste conhecimento a respeito de Deus, a fé verdadeira também é uma firme confiança em Deus, na remissão dos pecados e na salvação eterna pela graça de Deus por meio do que Cristo fez por nós na cruz tornando-se ele o sacrifício em nosso lugar.

Caro leitor, a nossa salvação, portanto, não é resultado de nossos esforços. Ninguém será salvo pelas suas obras, porque ninguém é perfeito. Todos somos pecadores. Não é nas nossas próprias realizações que devemos nos firmar e confiar, mas unicamente na obra que Cristo realizou em nosso lugar na cruz do Calvário. Somente a fé em Cristo e nada mais é o que nos salva.

Vimos, portanto, os três pilares ou princípios da Reforma Luterana: sola scriptura (somente a Escritura), sola gratia (somente a graça) e sola fide (somente a fé). Estes princípios não pertencem exclusivamente à igreja Luterana, mas sim a todas as igrejas cristãs, porque são princípios bíblicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário