sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pentecostes


Pentecostes é uma palavra grega que significa “qüinquagésimo”. Neste caso, Pentecostes significa o qüinquagésimo dia após a Páscoa. No Antigo Testamento, o povo de Deus já celebrava esta data na chamada Festa das Semanas, ou então, Festa das Primícias ou da Colheita. Era uma festa de ação de graças celebrada ao término da colheita do trigo. Nesta festa os israelitas deveriam trazer ofertas ao Senhor, como lemos em Levítico 23.15-25. Em resumo, o povo de Deus do Antigo Testamento deveria trazer ao Senhor das suas moradas: 2 pães, 7 cordeiros sem defeito, 1 novilho, 2 carneiros, 1 bode e 2 cordeiros.

Hoje a Igreja Cristã ainda celebra o Pentecostes no qüinquagésimo dia após a Páscoa, mas o significado desta data é outro. Nós celebramos a descida do Espírito Santo que aconteceu em cumprimento à promessa de Jesus referente à vinda do Consolador que aconteceria após a sua ascensão ao Céu. Jesus afirma, em João 14.26: “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”; e, também, em Lucas 24.49: “Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.”

No dia de Pentecostes, portanto, lembramos o acontecimento marcante na vida dos primeiros discípulos de Jesus quando, de maneira espetacular, o Espírito Santo desceu sobre eles na forma de línguas de fogo. A Bíblia narra este acontecimento, em Atos 2.1-4, da seguinte maneira: “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.”

A partir deste evento, a Igreja da época mudou radicalmente. Antes, todos os seguidores de Jesus permaneciam trancados em uma casa com medo de testemunhar sobre seu Senhor. Depois, todos saíram corajosos, anunciando, em diversas línguas, que pela fé em Jesus há perdão, vida e salvação. 

Hoje em dia, muitas denominações cristãs dão grande ênfase a este acontecimento do dia de Pentecostes e suas conseqüências. Por isso, são conhecidas como Pentecostais. Afirmam, entre outras coisas, que um cristão só pode ter certeza que possui o Espírito Santo se demonstrar em sua vida algum dom especial, como, por exemplo, falar em línguas estranhas, curar enfermos, profetizar ou realizar qualquer tipo de milagre.

Apesar de estes dons especiais fazerem parte da história da igreja registrada em Atos, é importante lembrar que a grande obra do Espírito Santo não é conceder um dom sobrenatural ao ser humano, mas sim ensinar-lhe a respeito de Jesus e de sua obra salvadora na cruz; convencer-lhe do pecado da descrença, da justiça, ou seja, da obra salvadora de Jesus em nosso lugar e para o nosso favor, e do juízo, ou seja, da ameaça de condenação eterna àqueles que não crêem (João 16.7-11).

A conversão, portanto, é a grande obra que o Espírito Santo quer realizar na vida de todas as pessoas. Conversão significa dar meia volta, mudar de rumo, parar de andar numa direção e passar a andar na direção oposta. Significa parar de andar para longe de Deus e passar a andar em direção a ele. Se você, estimado leitor, está convencido de que Jesus é o seu Salvador e, mais do que isso, se você crê e confia nele de todo o seu coração, então você possui o Espírito Santo. Tenha a certeza disso! Foi o Espírito Santo que lhe deu esta fé. Mas, ao contrário, se você, caro leitor, não está convencido sobre Jesus e se você não crê e não confia nele, então está na hora de você parar de resistir à ação do Espírito Santo. Deixe Deus agir em sua vida! Não resista! Permita que Deus Espírito Santo invada o seu coração e crie, em você, a fé salvadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário