sexta-feira, 11 de maio de 2012

Amor de mãe – espelho do amor de Deus!


O que é ser mãe? A primeira vista parece ser uma pergunta fácil de se responder, mas se analisarmos um pouquinho mais a pergunta “o que é ser mãe?” veremos que não é tão simples assim. Ser mãe é simplesmente dar a luz? Gerar filhos? Sim, mas também há mães que não geraram filhos em seu ventre, mas os adotaram. Portanto, ser mãe é muito mais do que isso. Será que ser mãe é dar condições para que os filhos cresçam? Providenciar comida, bebida, roupa limpa, etc? Sim, estas são funções de mães, mas ser mãe é muito mais do que cumprir tarefas e responsabilidades. A pergunta ainda continua no ar: O que é ser mãe?

Na tentativa de respondermos a esta pergunta, todas as respostas que vimos até agora estavam incompletas. Faltou, em nossa resposta, algo essencial que está presente em cada mulher – verdadeiramente mãe: o amor! Ser mãe, portanto, É AMAR aqueles que Deus lhes confiou! Ser mãe é amar tendo como exemplo o amor de Deus! Um amor que se doa, que se entrega pelos filhos.

Parece óbvio, mas o óbvio precisa ser dito por que existem muitas mulheres que têm filhos, mas não são mães. Deram a luz a filhos, ou então adotaram filhos, mas não possuem esse amor que se doa e que se entrega. São mulheres que sabem gritar com os filhos, mas não sabem aconselhar e ensinar com palavras de mãe. São mulheres que dão maus exemplos e que têm como lema a parte final do velho ditado ‘não faça o que eu faço’. Não ensinam, não educam, não abraçam os filhos. Não têm tempo para os filhos. Serão tais mulheres mães? Não, não são mães, por que ser mãe É AMAR!

Pergunto às mães que estão lendo esta mensagem: Que tipo de mãe você tem sido? Aquela que simplesmente tem filhos ou aquela que ama os filhos que tem? Na Bíblia encontramos vários exemplos de mães amorosas. Há o exemplo da mãe de Moisés que, por amor ao seu pequeno filho, com a intenção de salvá-lo da morte, largou-o num cesto rio abaixo. Que grande dor deve ter sentido em seu coração esta mãe. Mas, se ela permanecesse com o menino ele seria morto pelas autoridades egípcias. Há, também, o exemplo de Ana, mãe de Samuel. Ela não podia ter filhos e orou ao Senhor prometendo que se tivesse um filho ela o consagraria ao trabalho do Senhor. Deus ouviu a sua oração e lhe deu Samuel. Ana foi fiel ao seu voto e, quando o menino já estava um pouco maior o devolveu ao Senhor, porque dele o havia pedido. Samuel ficou em Jerusalém. Ana voltou para a sua cidade, chamada Ramá. Todos os anos Ana visitava o seu filho e lhe trazia uma túnica. Maria, a mãe de Jesus, também é um belo exemplo de mãe. Ela teve que aceitar e compreender o doloroso sacrifício do seu filho na cruz. Ela sabia que antes da sua vontade de mãe era necessário que a vontade de Deus Pai fosse feita.

Poderíamos citar muitos outros exemplos bíblicos de mães amorosas, mas é importante lembrarmos também que as mães devem se espelhar no amor de Deus para crescerem em amor. Por que olhar para o amor de Deus? Porque o amor de Deus é maior que o amor de qualquer mãe! Lemos em Isaías 49.15: “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti”. De fato, há mães que se esquecem de seus filhos porque são imperfeitas, falhas, pecadoras. Deus, no entanto, é perfeito e jamais se esquece de nenhum dos seus.

Pergunto, agora, aos filhos que estão lendo esta mensagem: Que tipo de filho você tem sido? Há filhos que só querem receber da mãe e do pai, mas não querem retribuir o amor que recebem. O quarto mandamento nos diz: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá ( Ex 20.12)”. E, também, em Provérbios 1.8 encontramos: “Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe”. Não somente as mães, mas também os filhos devem se espelhar no amor de Deus e crescer neste amor.

Ser mãe é amar! O maior gesto de amor de uma mãe é conduzir seus filhos no caminho do Senhor. Porque andar no caminho do Senhor confere maravilhosas bênçãos já neste mundo e, principalmente, na eternidade. 

Parabéns a todas as mães em seu dia! Especialmente àquelas que se espelham no amor de Deus para amar aos filhos que Deus lhes confiou.

Pastor Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário