sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A prática da fé

Muitas pessoas entendem que a vida cristã se resume em pertencer a alguma igreja cristã e participar com certa regularidade das suas atividades. Nada além disso. Essa rotina acabou acomodando a igreja cristã em muitos lugares. É simples, fácil, confortável ir à igreja, sentar num banco e assistir um culto. Este é um sistema em que as pessoas pensam que a igreja está ai para servi-las. Será que isso é vida cristã? Não está faltando nada?

Isto que acabamos de ver é uma parte importante da vida cristã. Reservar tempo para ir à igreja, ouvir a Palavra de Deus, participar da Ceia do Senhor e criar vínculos de amizade com outros cristãos. Tudo isso é muito importante porque alimenta a nossa fé em Jesus, mas, como já foi dito, constitui apenas uma parte da vida cristã. A outra parte, tão importante quanto esta, é praticar a fé.

Nós cristãos, precisamos exercitar a nossa fé na sociedade em que vivemos, caso contrário nossa fé é nula, é falsa, é inexistente. A Escritura Sagrada apresenta várias recomendações nesse sentido. Vejamos algumas:

Em Tiago 2.14-17, lemos: “Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma Irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vos lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.” Que palavras fortes são estas de Tiago, não é mesmo?!

O Senhor Jesus também nos orienta a praticarmos nossa fé. Lemos em Mateus 7.24-27: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína”. Observe, caro leitor, que Jesus qualifica como insensata, sem juízo, irresponsável a pessoa que somente ouve a sua palavra mas não pratica.

Talvez você esteja se perguntado neste momento: como eu posso praticar a minha fé? Há tantas oportunidades! Há tantas pessoas necessitando de auxílio! Nós podemos praticar a nossa fé em ações bem simples, como por exemplo, doar alimentos ou roupas para pessoas carentes. Podemos praticar a nossa fé em ações mais complexas e elaboradas, como por exemplo, atuar voluntariamente em um projeto social. Há um leque de opções muito grande.

Nós como igreja, também podemos nos organizar de tal modo a auxiliar as pessoas a praticarem a sua fé. Como fazer isso? Organizando grupos de ação onde as pessoas possam se engajar e atuar. Nós precisamos acordar do comodismo em que estamos, precisamos acordar do sono em que a igreja repousa há muito tempo. Precisamos atuar na sociedade! Demonstrar na prática o que nós temos em nosso coração. Levar o amor de Deus em palavras e ações. Para concluir cito mais um versículo, Tiago 1.22: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário