sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Advento - Tempo de Preparo!


O Advento marca o início de um novo Ano no Calendário litúrgico da Igreja Cristã e inclui um período de quatro domingos que antecedem o Natal. Hoje é o 2º Domingo no Advento. Este é um tempo de preparo para o Natal onde a maioria das pessoas enfeita suas casas com pinheiros, luzes coloridas, guirlandas, coroas, presépios, etc. Mas esse tipo de preparo externo, apesar de ser bonito e muito simbólico, não é o principal preparo para a época de Advento e Natal.

A palavra Advento – significa “vinda”- e se refere à vinda do Messias prometido, o Salvador Jesus Cristo. Neste período, o foco está no anúncio do nascimento de Jesus. Portanto, o preparo necessário para este período de advento é o preparo interno, no coração. Esse preparo é o mais importante e ele começa com o arrependimento.

Um coração arrependido de todos os pecados, quebrantado como diz a Bíblia, está, em parte, pronto para receber o Messias. Lembremos da mensagem que João Batista pregou a todas as pessoas que o procuravam no deserto da Judéia: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. Arrependimento, portanto, é o primeiro passo no preparo de nosso coração na época de Advento.

O segundo passo neste preparo interno para a vinda do Salvador é a fé. Ou seja, é a certeza que de o menino de Belém, deitado na manjedoura é o nosso único e suficiente Salvador. João Batista também ensinava as pessoas a olharem para Jesus com fé, ele dizia: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. (Jo 1.29).

João Batista, a voz do deserto, apontava para a lei e para o evangelho. A lei mostra o pecado em nós, o evangelho aponta para o perdão que a fé em Cristo nos proporciona. Somente se eu e você reconhecermos o fato de que somos pecadores perdidos e condenados podemos também ouvir o doce evangelho que aponta para o perdão, a vida e a luz, que é Jesus Cristo. Arrependimento e fé, este é o preparo que todos nós necessitamos não somente neste período do ano em que vivemos, o Advento, mas em todos os nossos dias.

Vamos nos preparar para o Natal – a vinda do Salvador Jesus! Vamos nos preparar, avivar a nossa fé, arrependendo-nos dos nossos pecados e confiando no Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Desta forma, Cristo estará cada vez mais presente em nossos corações e vidas.

Abençoada época de advento a você!
Abençoado preparo a você!

Pastor Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário