O fim do mundo é uma verdade bíblica. No entanto, esta verdade é negada por descrentes zombadores, que dizem: “Onde está o fim do mundo? Todas as coisas permanecem como sempre!” (2 Pe 3.4). Várias religiões pagãs ensinam o fim do mundo, a seu modo e de acordo com as suas crenças. Entretanto, informações verdadeiramente dignas de confiança sobre esse assunto só encontramos na Palavra de Deus. Veja Lucas 21.33; 1 Co 7.31 e Mt 24. A Bíblia é clara ao afirmar que este mundo passará, ou seja, terá um fim.
Já vimos que o fim do mundo é algo que de fato irá acontecer, acreditem as pessoas ou não. Uma das coisas que não sabemos é o dia em que isso acontecerá. Isso é assunto que gera muita especulação. Várias pessoas, no decorrer da história, afirmaram conhecer a data do fim do mundo e, evidentemente, erraram. Atualmente, ouvem-se afirmações de que o fim será em 21 de maio de 2011 ou 21 de dezembro de 2012. No entanto, embora Deus tenha determinado uma data para o fim, ninguém, além dele, a conhece. Aliás, não compete a nós tentar adivinhar a data que Deus escolheu para o fim do mundo. Isso é um mistério do Senhor. A data não nos é revelada a fim de que nós estejamos sempre preparados, afinal de contas, esta data pode ser qualquer dia.
Embora a Bíblia não nos revele quando o fim do mundo acontecerá, ela nos apresenta uma seqüência dos eventos naquele dia: o Senhor Jesus descerá visivelmente do céu; os mortos ressuscitarão e os vivos serão transformados; em seguida, todos serão arrebatados juntamente nas nuvens e se encontrarão com o Senhor nos ares, para serem julgados; ao mesmo tempo, o mundo será destruído. Veja 1 Ts 4.15-17.
Mas como acontecerá a destruição deste mundo? Que meios Deus utilizará? As Sagradas Escrituras afirmam que o primeiro mundo pereceu na água e que este mundo perecerá no fogo. Veja 2 Pe 3.6,7;10-13. A Bíblia afirma que a destruição deste mundo será com fogo, mas nós não conhecemos a natureza e o poder deste fogo.
Alguns estudiosos da Bíblia sustentam a teoria da niilização. Eles entendem que, assim como no princípio o mundo foi criado do nada, assim também ele será reduzido pelo fogo ao nada no último dia, e novo céu e nova terra serão criados do nada. Outros estudiosos sustentam a teoria da renovação. Eles entendem que somente a “aparência” deste mundo será destruída pelo fogo e ele será transformado em um novo mundo, da mesma forma como do pó de nossos corpos surgirá um novo corpo na ressurreição.
Estas duas teorias têm fundamento bíblico. Não podemos afirmar que uma está certa e a outra errada. O que podemos afirmar com toda certeza é que o mundo terá um fim através do fogo de Deus e que acontecerá em uma data já estabelecida pelo Criador.
Para finalizar, convém ainda lembrarmos que o fim do mundo é uma obra de Deus. O ser humano não será o responsável pelo fim, uma vez que é incapaz de destruir o universo inteiro. O início foi obra de Deus, o fim também será. Nós precisamos estar preparados para que não sejamos pegos de surpresa neste dia. A Escritura alerta que “horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hb 10.31). Estar preparado é crer de todo o coração no Senhor Jesus como nosso único e suficiente Salvador. Nesta fé não precisamos temer o fim do mundo, pois sabemos que Deus nos dará um lugar novo e incomparavelmente melhor para vivermos eternamente. Por isso podemos pedir que o Senhor venha logo, assim como o fazemos na oração do Pai-Nosso: “Venha o teu Reino!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário