sexta-feira, 29 de outubro de 2010

31 de Outubro - Dia da Reforma


O dia 31 de outubro é um dia especial para toda a igreja cristã e, em especial, para a igreja luterana. É o dia da Reforma Luterana. Dia em que Martinho Lutero fixou as suas 95 teses contra o ensino da igreja da época, na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha. Neste ano comemoramos 493 anos da Reforma. Martinho Lutero sustentou suas teses e ensinos em 3 pilares ou princípios: sola gratia (somente a graça), sola fide (somente a fé) e sola scriptura (somente a Escritura).

O princípio sola gratia (somente a graça) ensina que nós somos salvos unicamente pela vontade, amor e misericórdia de Deus. A Bíblia nos apresenta a salvação como um presente que Deus nos dá. Ora, ninguém precisa pagar por um presente que recebe. A pessoa que nos presenteia já pagou pelo presente. Deus Pai já pagou o preço pela nossa salvação – ele entregou o seu Filho à morte. Nós não precisamos pagar mais nada. Somos salvos pela graça de Deus. Assim lemos em Ef 2.4-9: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”.

O princípio sola fide (somente a fé) apresenta a nossa salvação por meio da fé em Jesus Cristo. A nossa salvação, portanto, não é resultado de nossos esforços. Ninguém será salvo pelas suas obras, porque ninguém é perfeito. Todos somos pecadores. Não é nas nossas próprias realizações que devemos nos firmar e confiar, mas unicamente na obra que Cristo realizou em nosso lugar na cruz do Calvário. Somente a fé em Cristo e nada mais. Ef 2.8: “Porque pela graça sois salvos mediante a fé”.

O princípio sola scriptura (somente a Escritura) aponta para a Sagrada Escritura (Bíblia) como a única autoridade sobre a doutrina da igreja. Lutero sustenta a idéia de que somente são válidos os ensinamentos que correspondem com os ensinos da Escritura. Os cristãos podem falhar, mas a Escritura não falha; os concílios e dogmas da igreja podem falhar, mas a Escritura não falha. Por isso, tudo deve estar sujeito à Escritura. Sobre o método de interpretação da bíblia, Lutero afirmou que “a Bíblia se interpreta a si mesma”, ou seja, a nossa visão do conteúdo da Bíblia deve ser geral, ver a Bíblia como um todo – um livro que aponta para a obra salvadora de Cristo na cruz. João 8.31-32: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

Estes são os 3 pilares ou princípios da Reforma Luterana: sola gratia (somente a graça), sola fide (somente a fé) e sola scriptura (somente a Escritura). Estes princípios não pertencem exclusivamente à igreja Luterana, mas sim a todas as igrejas cristãs, porque são princípios bíblicos. Quando qualquer denominação religiosa esquece de ensinar e sobre qualquer um destes princípios ela deixa de ser cristã.

Se você ficou interessado em conhecer mais a respeito da vida e obra de Martinho Lutero e da igreja Luterana pesquise ou então venha falar conosco. Você verá que a Reforma Luterana não se trata de uma obra meramente humana, mas de uma obra realizada por Deus.

Pastor Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário