quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A morte


Na manhã do último domingo veio ao nosso conhecimento uma notícia dolorosa – centenas de jovens mortos em virtude de um incêndio numa boate de Santa Maria, RS. Mesmo sem conhecer pessoalmente uma vítima sequer, ficamos sem palavras! Afinal, que palavras podemos dizer frente a morte? O normal é ficar sem palavras...é assim que ficamos muitas vezes quando vamos ao cemitério, por exemplo. Nos mantemos calados olhando uns para os outros, lembrando das pessoas queridas que já partiram e deixaram saudades. Ficamos mudos, sem saber o que dizer. Diante deste triste acontecimento, quero que você, estimado leitor, reflita comigo a respeito da morte.

Hoje estamos vivos, mas e amanhã? A brevidade da vida pode até assustar. A Escritura Sagrada indica o quão passageira é a vida sobre a terra: Jó 14.1-2: “O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação. Nasce como a flor e murcha; foge como a sombra e não permanece”. Sim, a Bíblia está certa, a vida nesta terra passa rapidamente. Quando nos damos conta lá se foram 5, 10, 20, 50 anos.

O que podemos fazer diante deste cenário de vida finita? Desesperarmos ou vivermos numa tremenda angústia? Jamais! Nunca! Mesmo em face da realidade da morte podemos levantar nossas cabeças, pois a mesma Escritura Sagrada que aponta para a brevidade da vida neste mundo também apresenta que a morte não é o fim da existência. Assim lemos as palavras de Jesus em Marcos 12.26-27: “Quanto à ressurreição dos mortos, não tendes lido no Livro de Moisés, no trecho referente à sarça, como Deus lhe falou: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ora, ele não é Deus de mortos, e sim de vivos”. E também em João 11.25-26 Jesus nos diz “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente.”

Este é o maravilhoso consolo que somente a Palavra de Deus nos dá. A morte existe – mas ela não é definitiva! A vida continua! A vida é eterna para aqueles que crêem em Jesus!

Eis ai a necessidade urgente de que todos, enquanto estão vivos, creiam em Jesus como seu Salvador pessoal.

Esta certeza de vida eterna não nos deixa mudos diante da morte. A certeza de vida eterna nos dá forças para afirmarmos como o apóstolo Paulo afirmou em 1 Co 15.55,57: “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” Em Cristo a morte foi vencida. Ela existe, mas não pode nos assustar mais.

A respeito daqueles que foram levados à eternidade, nada mais podemos fazer. Não devemos nem sequer orar em favor deles. Resta-nos cuidar pedir ao Senhor Deus para enxugar as lágrimas dos familiares e de tantos outros enlutados que sofrem pela ausência dos seus entes queridos. Lembremos que pela fé em Cristo, aqueles que partem desta vida, são mais que vencedores.

 

Pense nisso!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Reforma na igreja do Pinheirão

A ampliação da igreja do bairro Pinheirão está na reta final. Confira na imagem abaixo. Em fevereiro será realizado um culto de reinalguração.