sexta-feira, 29 de junho de 2012

O mau hábito de adiar


“Brasileiro deixa tudo para a última hora”. Esta frase é incansavelmente repetida em nosso país sempre que o prazo dado para alguma atividade está chegando ao fim. De fato, deixar para depois, adiar, procrastinar, é uma prática quase que cultural do povo brasileiro. É verdade que nem todas as pessoas têm este triste hábito. Mas estas são as exceções. A maioria das pessoas se enquadra no seguinte jargão: “se algo pode ser deixado para amanhã, então para que fazer hoje?” Temos deixado o tempo passar, mesmo sabendo que ele nunca volta.

Mas, qual é o problema em adiar uma tarefa que precisa ser feita? Podemos dizer que há vários problemas nisso. Em primeiro lugar, o mau hábito de deixar para amanhã determinada tarefa e não realizá-la hoje, nos torna pessoas preguiçosas e acomodadas. O “amanhã” nos qual nos propomos a realizar a tarefa, demora a chegar. É como aquele cartaz que encontramos em vários estabelecimentos comerciais: “fiado só amanhã”. E o tal “amanhã” nunca chega. O telhado que precisa de conserto, o gramado que precisa ser aparado, o telefonema para o amigo distante, tudo fica para o amanhã.

Em segundo lugar, quando temos o hábito de adiar as coisas nunca fazemos nada, ou então, fazemos o mínimo possível. Os nossos desejos, planos, sonhos vão sendo adiados e, provavelmente, jamais se tornarão concretos. Alguém deseja, por exemplo, aprender uma nova língua, mas sempre adia a matrícula no curso. Outra pessoa tem o sonho de fazer um curso superior, mas também vai procrastinando o seu ingresso na universidade. Também tem aquele casal que decidiu adiar o casamento para um momento mais próspero da vida e, por enquanto, optaram em apenas morar juntos. Dessa forma passam-se vários anos e tudo fica como está. Pergunto: quando estes desejos, planos e sonhos se tornarão realidade se sempre são adiados? Veja que quando adiamos as coisas nunca fazemos nada, ou então, fazemos o mínimo possível.

Em terceiro lugar, há coisas que não podem ser transferidas para outro dia. Elas precisam ser feitas hoje. Mas, como sempre, há muitas pessoas que não observam esta regra com a devida importância. E, dessa forma, até mesmo coisas urgentes são deixadas para outro dia.

Veja como é terrível este mau hábito de procrastinar. Confesso que muitas vezes eu também tenho caído neste mau hábito. Mas, quem é que nunca adiou nada? Essa prática é resultado do pecado que atinge a raça humana. O pecado nos torna preguiçosos, desleixados, sem vontade para realizar tarefas, mesmo que elas sejam urgentes. Precisamos nos arrepender verdadeiramente também deste pecado, pedir perdão ao Senhor e desejar de todo o coração que a partir de hoje, e não de amanhã, teremos uma nova atitude: não vamos mais adiar nada!

Se em questões desta vida o hábito de procrastinar já é maléfico, então o que dizer das questões espirituais? Muitas pessoas têm adiado o seu encontro com Jesus. “Vamos ao culto? Hoje não, talvez outro dia.” O nosso relacionamento com Jesus não é algo que pode ser adiado. Esta é a questão mais urgente de nossa vida, porque está em jogo o nosso destino eterno. Se, durante a nossa vida aqui na terra, tivermos um relacionamento íntimo com Jesus, se crermos nele, se confiarmos nele, então estaremos eternamente em sua presença nos céus. Por outro lado, se Jesus for um estranho para nós, se nem sequer o conhecermos, se ficarmos postergando o dia em que seremos cristãos de fato, então seremos afastados eternamente dele e ele mesmo nos dirá: “nunca vos conheci” (Mateus 7.23).

Caro leitor, convido-o para, juntos, lançarmos fora o mau hábito de adiar. Convido-o, também, caso você tenha adiado o seu relacionamento com Jesus, a se entregar a ele hoje. Creia hoje! Não deixe para amanhã. Hoje é o dia da salvação, amanhã pode ser tarde demais. Pense nisso.

terça-feira, 26 de junho de 2012

108 anos da IELB - Culto em Marechal Cândido Rondon


 No dia 24 de junho aconteceu o culto festivo em alusão aos 108 anos de fundação da IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil) em Marechal Cândido Rondon, PR. Mais de cinco mil pessoas participaram do evento.
Certamente todos aqueles que lá estiveram jamais se esquecerão deste culto. De nossa paróquia participamos com 88 pessoas.
Confira algumas imagens abaixo.
















quinta-feira, 21 de junho de 2012

IELB 108 anos


Para os luteranos, o próximo domingo, dia 24 de junho, é uma data muito especial. É a data de aniversário de fundação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Neste ano comemoramos 108 anos.

A história da Igreja Luterana no Brasil está ligada com a história da imigração alemã, a partir de 1824. A grande maioria dos alemães que vieram para o Brasil fixaram residência no Estado do Rio Grande do Sul. Só depois de 1860 começaram a chegar pastores luteranos para trabalhar, a princípio, com os imigrantes alemães. Um destes pastores que merece destaque é o Pastor Joahann Friedrich Brutschin.

Em 1900, o pastor Brutschin cuidava de uma congregação luterana na cidade de Novo Hamburgo, RS. Por motivos de saúde, resolveu deixar a congregação, para voltar à Alemanha. O pastor Brutschin sabia que nos Estados Unidos havia a Igreja Luterana - Sínodo de Missouri, fundada em 1847, que resultou da imigração alemã àquele país e que os pastores deste Sínodo luterano tinham uma excelente formação e eram muito fiéis ao ensino bíblico luterano. 

Então, o pastor Brutschin enviou um pedido à Igreja Luterana - Sínodo de Missouri para que enviassem um pastor para ser o seu substituto na congregação de Novo Hamburgo.

Diante deste pedido a Igreja Luterana - Sínodo de Missouri enviou o pastor Christian Broders para fazer um levantamento das oportunidades missionárias no sul do Brasil.

Após a sua primeira viagem missionária em solo brasileiro, o Pastor Broders afirmou: “eu via nas pessoas que não lhes importava ter uma Igreja. Mas uma coisa também nela vi: que aguardente de cana-de-açúcar, sensualidade e indiferença dominam as pessoas. Eu não posso recomendar o Estado do Rio Grande do Sul como campo missionário”.

No entanto, ele resolveu fazer mais uma viagem para região de Pelotas, RS. Lá ele foi informado que numa localidade chamada colônia São Pedro (hoje Morro Redondo), existia um grupo de alemães luteranos que não tinham pastor para lhes atender.

Na colônia São Pedro, o pastor Broders encontrou um homem chamado August Gowert, líder leigo, versado nas Escrituras e nas Confissões Luteranas. Este, com receio de que o pastor Broders fosse um falso pastor, que não ensinava o Evangelho de Cristo e que não era genuinamente luterano, avaliou o pastor Broders. 

Tendo passado no teste, o pastor Christian Broders recebeu a destra da comunhão do líder leigo, Sr. August Gowert.  Assim, em 1 de julho de 1900 foi fundada a 1° congregação luterana confessional, com 17 famílias, na colônia São Pedro, hoje município de Morro Redondo - RS.

Tendo dado certo a investida missionária por parte do pastor Christian Broders, de arrebanhar luteranos dispersos, o Sínodo de Missouri enviou mais pastores, para continuar esse trabalho de arrebanhar os luteranos dispersos e formar congregações.

Então, no dia 24 de junho de 1904, 4 anos após a vinda do pastor Broders, foi fundada a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, em São Pedro do Sul, perto de Santa Maria, RS. Na época de fundação, há 108 anos atrás, havia 1 seminário, 10 comunidades, 14 pastores e aproximadamente 3 mil membros.

Hoje, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, conta com 55 distritos, 519 paróquias, 1.470 congregações, 627 pontos de missão, 894 pastores e 238 mil membros espalhados por todo o Brasil.

Se você, estimado leitor, deseja conhecer melhor a igreja luterana, faça-nos uma visita, participe de um culto. Você será muito bem vindo entre nós. 

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Festa da Colheita

Hoje (18/06) foi feita a doação na casa abrigo Anjo Gabriel, de Francisco Beltrão, dos alimentos dos Cultos de Festa da Colheita. Muitos membros trouxeram alimentos para embelezar o altar e o templo, como símbolo do amor e da providência divina em nos dar tudo o que precisamos para esta vida. Alguns levaram estes alimentos novamente para casa, tendo em vista que não havia sido solicitada uma doação. Outros, resolveram expontaneamente doar estes alimentos.
Agradecemos a todos que trouxeram alimentos para embelezar nossos cultos de festa da colheita e também aqueles que os doaram. No ano passado também realizamos uma doação para esta instituição.



1º Encontro de casais

Na última sexta-feira o departamento de leigos da Congregação Cristo Rei organizou o 1º Encontro de Casais da Paróquia. Dez casais estavam presentes. Após um reflexão sobre o tema houve a renovação dos votos matrimoniais e uma homenagem para as esposa com a entrega de uma rosa.
Para o ano que vem pensa-se em organizar um encontro maior coma participação de mais casais.
Confira algumas imagens.





quinta-feira, 14 de junho de 2012

Não basta ser ouvinte, tem que participar


Há algum tempo atrás, mais precisamente na década de 80, foi ao ar nos meios de comunicação uma campanha publicitária premiadíssima. Creio que muitos de vocês também se recordam do comercial da Gelol. O comercial relatava a história de um garoto que seria o herói do jogo de futebol e, o pai, o herói deste garoto. Havia um slogan que ficou gravado em nossas mentes e dizia o seguinte: “Não basta ser pai, tem que participar, não basta ser remédio, tem que ser Gelol”.

Este princípio de não bastar apenas “ser”, mas também “participar, atuar, agir”, deve ser aplicado em muitas áreas da nossa vida, também quando o assunto é igreja. Ou seja, não apenas ser cristão, ser igreja, mas também agir, atuar, participar.

Infelizmente não é isso que vemos na prática em nossas igrejas. Creio que eu não estou errando em afirmar que a vida espiritual de muitos cristãos se resume simplesmente a assistir a um culto e, isso, esporadicamente. Se limitam a entrar na igreja, sentar no banco, olhar para os que estão ao seu redor e para o pastor e, no final, se levantar e voltar para casa. Nada mais que isso. E ainda tem alguns que acreditam que realizaram uma grande obra cristã. Voltando ao comercial da Gelol são como o pai que somente gerou o filho, mas não o educa, não o ensina, não participa.

Caro leitor, nesta reflexão não interessa a qual denominação religiosa você pertence: se você é católico, evangélico ou pentecostal. Eu e você não podemos fazer um pacto com a mediocridade espiritual. A verdade é que muitas vezes nós queremos fugir daquilo que dá trabalho. É mais fácil sentar e ouvir do que se comprometer e participar. Nós também não podemos fazer um pacto com o comodismo.

O Senhor nos adverte na carta de Tiago 1.22: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”. No versículo 26: “Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã”. E também em 2.14: “Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?” E, ainda, no versículo 17: “Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta”.

Observe que não basta apenas ser ouvinte, é necessário também participar. E há muitos trabalhos, projetos, ações que uma igreja pode promover quando existem pessoas dispostas a participar e a atuar. Música, teatro, organização do templo, recepção aos cultos, evangelismo que leva a mensagem de paz e de amor de Deus às pessoas, ações sociais diversas, visita em enfermos e muitas outras opções que você pode participar.

Se a nossa fé é de fato verdadeira ela também será ativa em amor para com Deus e para com o próximo. É isso mesmo: a fé é ativa em amor. Uma observação é necessária aqui: não são as nossas boas ações que irão garantir a nossa salvação eterna, isso acontece unicamente e exclusivamente pela fé em Jesus. Mas as nossas boas ações comprovam, testificam, testemunham que a nossa fé não é falsa, mas é genuína.

Portanto, coloque a sua fé em ação. Seja mais do que simplesmente um ouvinte porque não basta ser ouvinte, tem que participar.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Novos Membros

No culto do dia 10/06, Adriano Martin Gerhardt e Pricila Lava Behne foram recebidos oficialmente como membros da Congregação Cristo Rei.
Desejamos a eles e suas famílias ricas bênçãos de Deus.


Feijoada na Congregação Cristo Rei

No último sábado, dia 09/06, aconteceu a tradicional feijoada na Congregação Cristo Rei. Muitos membros se envolveram neste evento trabalhando como voluntários. A todos, nosso agradecimento.
Confira algumas imagens.









sexta-feira, 8 de junho de 2012

Os cristãos e a política


  Nesse ano teremos eleições municipais. Novos prefeitos e vereadores serão eleitos ou reeleitos, caso já exerçam um mandato e concorram novamente. O assunto política não agrada a todas as pessoas. Muitos são aqueles que têm aversão a este tema. Talvez por causa de inúmeros escândalos envolvendo políticos brasileiros ou pela ineficiência e burocracia do sistema. Tudo isso tem enfraquecido a classe política e gerado desinteresse na maioria da população. No entanto, a verdade que permanece é a da frase cujo autor não me recordo, mas que afirma: “O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam”.

A participação de cristãos e ministros religiosos, padres ou pastores, em pleitos eleitorais sempre gerou diversas opiniões, algumas favoráveis, outras contrárias. Afinal, um cristão pode se envolver na política?

Antes de refletirmos sobre esta questão, convém que analisemos a relação entre a Igreja e o Estado, duas importantes esferas em nossa sociedade. O Brasil é um país laico, ou seja, o Estado não assume nenhuma religião oficial e há plena liberdade religiosa. Esta é a atitude correta do Estado. Não interferir em questões de fé. A Igreja, por sua vez, também não deve se envolver em questões do Estado. Por exemplo, a Igreja não deve jamais ter algum tipo de vínculo partidário ou fazer campanhas eleitorais favorecendo algum candidato, mesmo que este seja um fervoroso cristão. Esta separação entre Igreja e Estado deve sempre ser respeitada. Cada campo atuando naquilo que lhe diz respeito.

Vimos, portanto, que a Igreja, como organização cristã, não deve jamais se envolver na política. Mas, voltemos agora à pergunta anterior: um cristão particularmente pode se envolver na política? Apesar de ser necessária uma separação entre fé e política, os cristãos podem e até devem se engajar na área pública. O ensino bíblico sempre orienta os cristãos a viverem a sua fé inseridos na sociedade e jamais isolados dela. Com um afastamento da política os cristãos perdem a oportunidade de exercer sua influência nessa área tão importante. Além do mais, a classe política brasileira está carente de pessoas que dêem bons exemplos em ofícios públicos, algo que os cristãos podem fazê-lo em virtude da sua fé. Assim sendo, um cristão pode concorrer e assumir cargos públicos.

Além disso, os cristãos devem acompanhar com interesse os processos eleitorais escolhendo com sabedoria os melhores candidatos e, também, quando eleitos, acompanhar o desempenho destes em suas respectivas funções. Um cristão não pode ficar alheio a este tema. É seu dever não só estar informado a respeito da política, como também orar por aqueles que Deus conferiu autoridade de governar a fim que desempenhem o seu ofício da melhor forma possível.

Pense nisso.
Pastor Leandro