quinta-feira, 31 de maio de 2012

JELB - 87 anos

 
Querida JELB!
        
Celebramos hoje 87 anos de Juventude Evangélica Luterana do Brasil. E nós cantamos, e nós confessamos, e nós proclamamos:  “Juventude Luterana, forte em santa união, segue a Jesus Cristo, o Mestre, nosso fiel pendão!”

Diz a Palavra de Deus no Salmo 119.9:  “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?  Observando-o segundo a tua palavra.” Vivemos numa época de muitos e constantes avanços tecnológicos. A mídia, o mundo virtual evolui, cresce, se aperfeiçoa a cada instante.  Nesse mundo cibernético, muitas coisas mudam, avançam, evoluem, mas a  Palavra de Deus é sempre a mesma.  Ela não muda.  Ela aponta sempre para o mesmo caminho, para a mesma verdade, e para a mesma vida.  Ela sempre aponta para Cristo, o fundamento seguro, a rocha poderosa e firme, o abrigo inabalável. 

E nesse mundo de tantos avanços e progressos, a pergunta que se impõe é:  Como a juventude de hoje pode se manter firme e fiel aquilo que tantos ridicularizam, menosprezam, rejeitam e pisoteiam?  Como a Juventude de hoje pode se manter nos caminhos de Deus?  A resposta vem de Deus, da Sua Palavra:  “Observando-o segundo a tua palavra.”, ou seja, seguindo os princípios e as verdades que a Bíblia Sagrada aponta e coloca.  Para observar e seguir essa palavra, é preciso conhecê-la. Para conhecê-la, é preciso ouví-la, lê-la, meditá-la no nosso dia a dia.
 
Jovens do nosso Brasil!  Parabéns pelos  87 anos da nossa JELB.   Parabéns a todas as Uniões Juvenis que tem se mantido fiéis, em funcionamento, apesar das muitas opções e diversões que esse mundo oferece.  Parabéns a cada jovem que participa, se reúne, estuda, trabalha e se diverte na sua União Juvenil.  Lutem por ela.  Trabalhem com ela.  Convidem outros a participarem com vocês.  Que o belo hino da Juventude Luterana, não seja apenas um canto, mas uma realidade vivida, praticada e percebida por todos.
        
Deus abençoe nossa querida Juventude Evangélica Luterana do Brasil.
        
Pastor Egon Kopereck

Presidente da IELB

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Encontro de Jovens

A JELB está completando 87 anos no dia 31/05. Para festejar esta data os jovens de Francisco Beltrão e de Campo Erê participaram de um culto jovem no domingo 27/05 pela manhã e, na parte da tarde, gincanas e brincadeiras. Aproximadamente 20 jovens estiveram presentes.
Confira algumas imagens do evento.












sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pentecostes


Pentecostes é uma palavra grega que significa “qüinquagésimo”. Neste caso, Pentecostes significa o qüinquagésimo dia após a Páscoa. No Antigo Testamento, o povo de Deus já celebrava esta data na chamada Festa das Semanas, ou então, Festa das Primícias ou da Colheita. Era uma festa de ação de graças celebrada ao término da colheita do trigo. Nesta festa os israelitas deveriam trazer ofertas ao Senhor, como lemos em Levítico 23.15-25. Em resumo, o povo de Deus do Antigo Testamento deveria trazer ao Senhor das suas moradas: 2 pães, 7 cordeiros sem defeito, 1 novilho, 2 carneiros, 1 bode e 2 cordeiros.

Hoje a Igreja Cristã ainda celebra o Pentecostes no qüinquagésimo dia após a Páscoa, mas o significado desta data é outro. Nós celebramos a descida do Espírito Santo que aconteceu em cumprimento à promessa de Jesus referente à vinda do Consolador que aconteceria após a sua ascensão ao Céu. Jesus afirma, em João 14.26: “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”; e, também, em Lucas 24.49: “Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.”

No dia de Pentecostes, portanto, lembramos o acontecimento marcante na vida dos primeiros discípulos de Jesus quando, de maneira espetacular, o Espírito Santo desceu sobre eles na forma de línguas de fogo. A Bíblia narra este acontecimento, em Atos 2.1-4, da seguinte maneira: “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.”

A partir deste evento, a Igreja da época mudou radicalmente. Antes, todos os seguidores de Jesus permaneciam trancados em uma casa com medo de testemunhar sobre seu Senhor. Depois, todos saíram corajosos, anunciando, em diversas línguas, que pela fé em Jesus há perdão, vida e salvação. 

Hoje em dia, muitas denominações cristãs dão grande ênfase a este acontecimento do dia de Pentecostes e suas conseqüências. Por isso, são conhecidas como Pentecostais. Afirmam, entre outras coisas, que um cristão só pode ter certeza que possui o Espírito Santo se demonstrar em sua vida algum dom especial, como, por exemplo, falar em línguas estranhas, curar enfermos, profetizar ou realizar qualquer tipo de milagre.

Apesar de estes dons especiais fazerem parte da história da igreja registrada em Atos, é importante lembrar que a grande obra do Espírito Santo não é conceder um dom sobrenatural ao ser humano, mas sim ensinar-lhe a respeito de Jesus e de sua obra salvadora na cruz; convencer-lhe do pecado da descrença, da justiça, ou seja, da obra salvadora de Jesus em nosso lugar e para o nosso favor, e do juízo, ou seja, da ameaça de condenação eterna àqueles que não crêem (João 16.7-11).

A conversão, portanto, é a grande obra que o Espírito Santo quer realizar na vida de todas as pessoas. Conversão significa dar meia volta, mudar de rumo, parar de andar numa direção e passar a andar na direção oposta. Significa parar de andar para longe de Deus e passar a andar em direção a ele. Se você, estimado leitor, está convencido de que Jesus é o seu Salvador e, mais do que isso, se você crê e confia nele de todo o seu coração, então você possui o Espírito Santo. Tenha a certeza disso! Foi o Espírito Santo que lhe deu esta fé. Mas, ao contrário, se você, caro leitor, não está convencido sobre Jesus e se você não crê e não confia nele, então está na hora de você parar de resistir à ação do Espírito Santo. Deixe Deus agir em sua vida! Não resista! Permita que Deus Espírito Santo invada o seu coração e crie, em você, a fé salvadora.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Rodízio de Pizza dos Leigos

Após o culto de sábado, 19/05, aconteceu o rodízio de pizzas do departamento de leigos da Congregação Cristo Rei. O evento reuniu aproximadamente 100 pessoas. O lucro será destinado à viagem para o culto de 108 anos de fundação da IELB em Marechal Cândido Rondon, no dia 24/06.
Confira algumas imagens.




sexta-feira, 11 de maio de 2012

Amor de mãe – espelho do amor de Deus!


O que é ser mãe? A primeira vista parece ser uma pergunta fácil de se responder, mas se analisarmos um pouquinho mais a pergunta “o que é ser mãe?” veremos que não é tão simples assim. Ser mãe é simplesmente dar a luz? Gerar filhos? Sim, mas também há mães que não geraram filhos em seu ventre, mas os adotaram. Portanto, ser mãe é muito mais do que isso. Será que ser mãe é dar condições para que os filhos cresçam? Providenciar comida, bebida, roupa limpa, etc? Sim, estas são funções de mães, mas ser mãe é muito mais do que cumprir tarefas e responsabilidades. A pergunta ainda continua no ar: O que é ser mãe?

Na tentativa de respondermos a esta pergunta, todas as respostas que vimos até agora estavam incompletas. Faltou, em nossa resposta, algo essencial que está presente em cada mulher – verdadeiramente mãe: o amor! Ser mãe, portanto, É AMAR aqueles que Deus lhes confiou! Ser mãe é amar tendo como exemplo o amor de Deus! Um amor que se doa, que se entrega pelos filhos.

Parece óbvio, mas o óbvio precisa ser dito por que existem muitas mulheres que têm filhos, mas não são mães. Deram a luz a filhos, ou então adotaram filhos, mas não possuem esse amor que se doa e que se entrega. São mulheres que sabem gritar com os filhos, mas não sabem aconselhar e ensinar com palavras de mãe. São mulheres que dão maus exemplos e que têm como lema a parte final do velho ditado ‘não faça o que eu faço’. Não ensinam, não educam, não abraçam os filhos. Não têm tempo para os filhos. Serão tais mulheres mães? Não, não são mães, por que ser mãe É AMAR!

Pergunto às mães que estão lendo esta mensagem: Que tipo de mãe você tem sido? Aquela que simplesmente tem filhos ou aquela que ama os filhos que tem? Na Bíblia encontramos vários exemplos de mães amorosas. Há o exemplo da mãe de Moisés que, por amor ao seu pequeno filho, com a intenção de salvá-lo da morte, largou-o num cesto rio abaixo. Que grande dor deve ter sentido em seu coração esta mãe. Mas, se ela permanecesse com o menino ele seria morto pelas autoridades egípcias. Há, também, o exemplo de Ana, mãe de Samuel. Ela não podia ter filhos e orou ao Senhor prometendo que se tivesse um filho ela o consagraria ao trabalho do Senhor. Deus ouviu a sua oração e lhe deu Samuel. Ana foi fiel ao seu voto e, quando o menino já estava um pouco maior o devolveu ao Senhor, porque dele o havia pedido. Samuel ficou em Jerusalém. Ana voltou para a sua cidade, chamada Ramá. Todos os anos Ana visitava o seu filho e lhe trazia uma túnica. Maria, a mãe de Jesus, também é um belo exemplo de mãe. Ela teve que aceitar e compreender o doloroso sacrifício do seu filho na cruz. Ela sabia que antes da sua vontade de mãe era necessário que a vontade de Deus Pai fosse feita.

Poderíamos citar muitos outros exemplos bíblicos de mães amorosas, mas é importante lembrarmos também que as mães devem se espelhar no amor de Deus para crescerem em amor. Por que olhar para o amor de Deus? Porque o amor de Deus é maior que o amor de qualquer mãe! Lemos em Isaías 49.15: “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti”. De fato, há mães que se esquecem de seus filhos porque são imperfeitas, falhas, pecadoras. Deus, no entanto, é perfeito e jamais se esquece de nenhum dos seus.

Pergunto, agora, aos filhos que estão lendo esta mensagem: Que tipo de filho você tem sido? Há filhos que só querem receber da mãe e do pai, mas não querem retribuir o amor que recebem. O quarto mandamento nos diz: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá ( Ex 20.12)”. E, também, em Provérbios 1.8 encontramos: “Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe”. Não somente as mães, mas também os filhos devem se espelhar no amor de Deus e crescer neste amor.

Ser mãe é amar! O maior gesto de amor de uma mãe é conduzir seus filhos no caminho do Senhor. Porque andar no caminho do Senhor confere maravilhosas bênçãos já neste mundo e, principalmente, na eternidade. 

Parabéns a todas as mães em seu dia! Especialmente àquelas que se espelham no amor de Deus para amar aos filhos que Deus lhes confiou.

Pastor Leandro

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Encontro de Famílias Pastorais

No último domingo, dia 06/05, aconteceu o encontro de famílias pastorais. O encontro foi realizado no sítio do Pastor Selvino, no interior de Planalto. Confira algumas imagens.




quarta-feira, 2 de maio de 2012

Novas cadeiras em Marmeleiro

A Congregação Bom Pastor de Marmeleiro fez uma aquisição importante: 50 novas cadeiras estofadas. Este era um projeto que há algum tempo já estava nas mentes e nos corações dos membros. Agora todos poderão participar do culto com mais conforto.
Confira algumas imagens.