sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dia do trabalho


Talvez você já tenha ouvido alguém dizer o seguinte: “Se um dia eu descobrir quem inventou o trabalho eu acabo com ele”. 

Segundo a Bíblia, o trabalho existe desde a criação do mundo. O próprio Deus, ao criar este mundo, trabalhou. Lemos, no livro de Gênesis, que Deus criou o mundo e todas as coisas e, após terminar a sua obra, descansou no sétimo dia. No entanto, isso não significa que Deus deixou de agir/trabalhar, mas sim que considerou bem sucedida a sua obra. Jesus diz em João: “meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”.

I - Trabalho antes e depois da queda

A. Antes da queda em pecado: Diz Gn 1.31: Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom”. Tudo era bom! O homem que Deus criara, vivia em perfeita paz. Ele era completamente feliz. Trabalhava? Como era este trabalho? Diz o livro de Gênesis que Deus plantou um jardim para o homem que ele havia criado e ordenou a ele que cultivasse e guardasse este jardim. 

B. Depois da queda: Com a queda em pecado o homem perdeu a perfeição e com isso se foram também sua paz, tranqüilidade, sossego. Em seu lugar apareceu a dor, o sofrimento.  

Gn 3.17-19:   “17 . E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.  18.  Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo.  19.  No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás”.

Gn 3.23-24: “O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado”. É interessante notar que o homem não foi amaldiçoado por Deus, mas a terra. Desde então o trabalho se tornou algo penoso e cansativo; uma necessidade e uma obrigação. 

Há muitas pessoas que limitam sua esperança, sua felicidade, seu viver somente a este mundo. O pensamento dele se limita a “Comamos e bebamos porque amanhã morreremos” (1 Co 15.32). Para que este homem trabalha?  Ec 6.7: “Todo trabalho do homem é para a sua boca; e, contudo, nunca se satisfaz o seu apetite”.

A sociedade exige de todas as pessoas muita fidelidade, dedicação e empenho no trabalho. Os cristãos devem empenhar-se naturalmente no cultivo destas virtudes. Também para o cristão o trabalho penoso não deixa de ser uma conseqüência do pecado. Mesmo o cristão terá dificuldades, muitas vezes em sofrimento, para com o seu trabalho conseguir seu sustento.

O cristão vê o seu estar neste mundo de maneira diferente que o não cristão (pagão). Toda a vida do cristão é sustentada pela esperança da felicidade vindoura na eternidade. O trabalho do cristão também tem um significado diferente. Ele deixa de ser somente sofrimento, para se tornar alegria de servir a Deus e ao próximo.

No nosso trabalho seja ele qual for sejamos instrumentos de Deus.  Sigamos o exemplo de Paulo que pode dizer: Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo”. 1 Co 15.10. 

Cada um de nós é importante no lugar onde Deus nos colocou. Não importa qual seja o seu trabalho/profissão, desde que seja algo digno/correto. Você é importante para Deus e para o próximo. Saiba louvar e agradecer a Deus também pelo seu trabalho.

Pastor Leandro

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Culto 108º aniversário da IELB


Vamos reservar esta data (24/06) para participarmos do culto de gratidão pelo 108º aniversário de fundação da IELB. Acontecerá em Marechal Cândido Rondon, às 09:00h. O departamento de leigos está organizando uma caravana para este evento. No dia 19/05 teremos um rodízio de pizzas após o culto com o objetivo de angariar recursos para a viagem. Em breve estaremos iniciando as inscrições para este evento.
Participe e estimule outros a participarem!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Páscoa 2012

Na noite de sexta-feira Santa aconteceu o programa especial de Páscoa na Congregação Cristo Rei. Crianças, jovens e adultos apresentaram encenações da Paixão de Cristo. Fica aqui nossa gratidão a todos os que se comprometeram com os teatros. Confira algumas imagens.