sexta-feira, 29 de outubro de 2010

31 de Outubro - Dia da Reforma


O dia 31 de outubro é um dia especial para toda a igreja cristã e, em especial, para a igreja luterana. É o dia da Reforma Luterana. Dia em que Martinho Lutero fixou as suas 95 teses contra o ensino da igreja da época, na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha. Neste ano comemoramos 493 anos da Reforma. Martinho Lutero sustentou suas teses e ensinos em 3 pilares ou princípios: sola gratia (somente a graça), sola fide (somente a fé) e sola scriptura (somente a Escritura).

O princípio sola gratia (somente a graça) ensina que nós somos salvos unicamente pela vontade, amor e misericórdia de Deus. A Bíblia nos apresenta a salvação como um presente que Deus nos dá. Ora, ninguém precisa pagar por um presente que recebe. A pessoa que nos presenteia já pagou pelo presente. Deus Pai já pagou o preço pela nossa salvação – ele entregou o seu Filho à morte. Nós não precisamos pagar mais nada. Somos salvos pela graça de Deus. Assim lemos em Ef 2.4-9: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”.

O princípio sola fide (somente a fé) apresenta a nossa salvação por meio da fé em Jesus Cristo. A nossa salvação, portanto, não é resultado de nossos esforços. Ninguém será salvo pelas suas obras, porque ninguém é perfeito. Todos somos pecadores. Não é nas nossas próprias realizações que devemos nos firmar e confiar, mas unicamente na obra que Cristo realizou em nosso lugar na cruz do Calvário. Somente a fé em Cristo e nada mais. Ef 2.8: “Porque pela graça sois salvos mediante a fé”.

O princípio sola scriptura (somente a Escritura) aponta para a Sagrada Escritura (Bíblia) como a única autoridade sobre a doutrina da igreja. Lutero sustenta a idéia de que somente são válidos os ensinamentos que correspondem com os ensinos da Escritura. Os cristãos podem falhar, mas a Escritura não falha; os concílios e dogmas da igreja podem falhar, mas a Escritura não falha. Por isso, tudo deve estar sujeito à Escritura. Sobre o método de interpretação da bíblia, Lutero afirmou que “a Bíblia se interpreta a si mesma”, ou seja, a nossa visão do conteúdo da Bíblia deve ser geral, ver a Bíblia como um todo – um livro que aponta para a obra salvadora de Cristo na cruz. João 8.31-32: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

Estes são os 3 pilares ou princípios da Reforma Luterana: sola gratia (somente a graça), sola fide (somente a fé) e sola scriptura (somente a Escritura). Estes princípios não pertencem exclusivamente à igreja Luterana, mas sim a todas as igrejas cristãs, porque são princípios bíblicos. Quando qualquer denominação religiosa esquece de ensinar e sobre qualquer um destes princípios ela deixa de ser cristã.

Se você ficou interessado em conhecer mais a respeito da vida e obra de Martinho Lutero e da igreja Luterana pesquise ou então venha falar conosco. Você verá que a Reforma Luterana não se trata de uma obra meramente humana, mas de uma obra realizada por Deus.

Pastor Leandro

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Congresso Distrital de Jovens

Olá amigos(as)!

Aconteceu neste último final de semana, dias 23 e 24 de outubro, o 8º Congresso Espiritual de Jovens do nosso Distrito. Este evento aconteceu na Casa de Formação da Igreja Católica de Pato Branco. Confira algumas fotos abaixo.

O Pastor Martinho Rennecke dirigiu a Palestra Principal do Congresso na tarde de sábado.
O tema foi "Desperta ó tu que dormes".

O Pastor Martinho também falou sobre o Projeto Macedônia e se colocou a disposição para trabalhar o projeto em nosso Distrito.

A participação dos jovens foi muito boa: 126 inscritos!!!

A banda que animou o Congresso. Parabéns aos 5 pela dedicação e motivação!

Momento de louvor!

Os devocionais: Momentos de reflexão dirigidos pelo departamentos de jovens.

No domingo pela manhã os jovens participaram de 4 oficinas.
Esta é a oficina "O cuidado do corpo na prática de exercícios físicos", dirigida pelo acadêmico José Augusto.

Oficina "O cuidado do corpo na alimentação", dirigida pela acadêmica Dalia Immich.

Oficina "Música no culto", dirigida pelo Pastor José Isael da Silva.
Oficina "Santificação e liberdade cristã", dirigida pelo Pastor Luiz Deringer.

Foto oficial do 8º Congresso

Os jovens da nossa paróquia que participaram.

O Congresso foi excelente! Quem participou sabe do que estou falando. Quem perdeu, perdeu! Fica já o convite para o próximo que será realizado em Coronel Vivida.
Um abraço!
Pastor Leandro

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Novos membros

Olá amigos(as).

Mais três pessoas foram recebidas por profissão de fé na Congregação Cristo Rei. São elas: Elmer Lang, Luiz Carlos Maciel e Solange Maciel. Ficamos muito felizes por vocês três e desejamos as mais ricas bênçãos de Deus!

Abraços!
Pastor Leandro


Congregação de Marmeleiro de cara nova

Olá.

A nossa Congregação Bom Pastor de Marmeleiro recebeu uma transformação: uma nova pintura! Quem lembra do templo antes e o vê agora, fica imprecionado com a mudança.

O ambiente para o culto melhorou bastante! Isso é muito bom!

Fica aqui um agradecimento especial a todos que colaboraram com este projeto.

Grande abraço!
Pastor Leandro



sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Inferioridade e Auto-estima

Há pesquisas indicando que aproximadamente 95% das pessoas tem algum tipo de pensamento negativo ou inferior sobre si mesma.

A auto-estima cristã pode ser considerada como o senso de valor que eu adquiro depois da restauração do meu relacionamento com Deus e da conscientização de que sou valioso. "Cristo morreu por mim na cruz. Se ele acha que eu valho tudo isso, é melhor eu começar a pensar bem de mim mesmo".

Você é importante para Deus!

Viva feliz!

Pastor Leandro